Setembro 2001 – Início da investigação para a dissertação de Doutoramento sob a orientação da Professora Doutora Manuela Ambar da faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A dissertação tem o título (provisório): Aspectos da Sintaxe do Sintagma Nominal em Português numa perspectiva comparada.
Março de 1998 – Obtenção do Título de Mestre em Linguística Portuguesa Descritiva , com a Dissertação Aspectos da Sintaxe dos Advérbios em Português. Classificação : Muito Bom por unanimidade do júri. (Cf. http://www.clul.ul.pt/equipa/mgonzaga/md.pdf )
Junho de 1997 – Conclusão da Dissertação de Mestrado subordinada ao tema Aspectos da Sintaxe dos Advérbios em Português. Orientação científica da Professora Doutora Manuela Ambar , do Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Outubro de 1993 a Fevereiro de 1995 – Seminários de Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: (Linguística Francesa I; Aspectos da Aquisição do Português Europeu; Sintaxe do Advérbio; Construções de Elipse do Predicado; Linguística Francesa II; Linguística Românica; Linguística Espanhola; Lexicologia; Aspectos da Compreensão e Produção do Português Europeu; Sintaxe Comparada; Sintaxe Comparada das Línguas Românicas; Sintaxe e Léxico
Julho de 1993 – conclusão da Licenciatura em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a classificação final de catorze (14) valores.
Janeiro de 1993 – início da bolsa de estudo no âmbito do Programa ERASMUS, financiada pela Comissão das Comunidades Europeias para frequentar o curso de Linguística Geral na Università degli Studi di Venezia, assistindo a aulas de sintaxe do Prof. Giuseppe Longobardi e do Prof. Guglielmo Cinque.